segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Você foi criado para resolver problemas!


"E os abençoou Deus e disse a eles Deus: frutifiquem, tornem-se numerosos e sejam plenos sobre a terra, a mantenham sob controle e dominem os peixes das águas, e as aves dos céus e por sobre todos os animais que rastejam sobre a terra" Gn 1.28

O plano original de Deus era que o homem, ao ser criado e colocado neste planeta, aumentasse a sua descendência e que mantivesse sob controle a criação. Interessante observar no texto acima o plano para a vida do homem na terra: aumentar (frutificar), ser pleno e manter sob controle a criação.

Sim....naturalmente o homem começou a multiplicar-se...mas o que diremos do resto do plano, analisando a partir dos dias atuais?

Veja: o homem deveria ser pleno sobre a terra - ser pleno significa ter todas as áreas de sua vida cheias da presença de Deus, de Seu governo e plenitude. Esta é a verdadeira prosperidade bíblica: uma vida financeira estável (ainda que dinheiro não seja sinônimo de bênção divina), um casamento saudável, filhos em sujeição, bons relacionamentos, uma vida espiritual madura e intimidade com o Criador.

Subjugar, ou manter sob controle em hebraico, se traduz em uma consciência de que o homem é parte do sistema bio-ecológico, e não apenas um observador neutro que interfere no processo natural sem que este sofra dano. Portanto, é responsabilidade natural do homem gerir os recursos naturais que lhe estão disponíveis. Assim, qualquer que fosse a situação, o homem estaria apto a resolver e administrar todas as questões que envolvessem a criação de Deus. Um exemplo disso vemos quando Deus coloca frente ao homem todos os animais criados, a fim de que estes fossem nomeados. Aqui temos um vislumbre do caminho planejado por Deus para o homem adquirir o conhecimento natural das coisas - sendo um fiel mordomo do Senhor. O próprio Criador iria ensinar o homem a ser um bom administrador.

Porém, a serpente oferece-lhe um caminho alternativo, um atalho que trazia junto de si um preço alto demais, além de qualquer tentativa humana de reaver o que lhe fora roubado pelo engano. Este caminho hoje ainda é sussurrado aos ouvidos da humanidade..."e sereis como deuses..."

E você, tem sido um bom administrador dos recursos depositados por Deus em suas mãos? Tem buscado a sabedoria do alto, vivendo a plenitude em sua vida?

Que possamos ser achados como aqueles a quem Jesus chama de "...servos bons e fiéis..."

Em Cristo,

Daniel



Um comentário:

  1. Sim meu amigo, que esse seja o nosso "veredicto" no grande dia.

    Parabéns pelo Blog, tá lindo.

    ResponderExcluir

Web Analytics